A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA SEGUNDO O ATLETA DE ALTO RENDIMENTO

Como atleta de Voleibol há mais de 20 anos, atuando no Brasil e no exterior, em várias equipes de alto nível, e agora como técnico, posso afirmar que presenciei quase tudo que é possível, quando o assunto é Gestão de Equipes.

As equipes, hoje em dia, apresentam relações complexas, onde a comunicação contribui de forma significativa no desenvolvimento de atletas, mesmo os mais maduros e experientes. Já participei de grandes equipes com elevado espírito de equipe ganhando campeonatos, como já vi outras se estilhaçarem, pela ausência e orientação da liderança, dentro e fora das quadras.

As atitudes do treinador influem diretamente na confiança da equipe e podem impactar, drásticamente, em desempenho e resultados. Um treinador com perfil: imprevisível, irritado, sarcástico e sem equilíbrio emocional, pode ser desastroso para a equipe. Tudo isso sem contar com a falta de humildade.

A maioria dos atletas que enfrentam os desafios do esporte, tem como um dos objetivos pessoais, mostrar aos seus técnicos que merecem o respeito. Ao técnico, expressar sua confiança em todos, demonstra o passo inicial e essencial, para a construção de uma conexão extremamente forte, entre ele e os atletas.

Você, como treinador e líder, já se perguntou qual o nível de confiança que está construindo na sua equipe?

Eis alguns pontos que merecem reflexões:

1. Movimentos transmitem mensagens: Sua linguagem corporal envia mensagens não verbais (negativas ou positivas) para todos seus comandados. Envie apenas mensagens positivas. Os braços cruzados, sobrancelhas franzidas, cabeça em movimento de negação, olhos para outra direção, transmitem sinais de reprovação.

2. Pense positivamente: Em vez de se preocupar com uma derrota ou um erro, o treinador deve ter sempre como objetivos o desenvolvimento da confiança e o crescimento da equipe, concentrando-se em um ponto de cada vez.

3. A preparação fortalece a equipe: Você pode aumentar e manter a confiança da sua equipe em alta, trabalhando, consistentemente, de forma planejada as ações dentro e fora da quadra.

4. Ambiente negativo, resultado negativo: Muitos treinadores põem seus atletas para baixo com sinais de negatividade. Há uma diferença entre motivar e motivar negativamente. Todos os atletas precisam de confiança, incentivo, elogio e reconhecimento. Lembre-se, você pode pensar que está construindo, mas talvez, a sua mensagem seja negativa.

5. O Feedback gera união: Fornecer um Feedback bem planejado e específico para cada um, é fundamental para construir e otimizar os relacionamentos que fortalecem a confiança. Sem dúvida alguma, o Feedback Construtivo ou Positivo, é o melhor de todos.

6. A ausência da Liderança: Muitas equipes não têm um verdadeiro líder. Alguns atletas evitam esse papel, porque eles não têm maturidade suficiente ou confiança em suas habilidades de líder. A falta de liderança interna (dentro do “campo de jogo”) aumenta a responsabilidade do técnico e sua comissão técnica, que passam a ser constantemente pressionados. Outros fatores que contribuem para a ausência da liderança é a falta de consciência do líder em assumir sua posição e deveres e a responsabilidade em desenvolver as competências da Liderança.

Autor: Moreno, Carlos Henrique Z.


CONTATO

Email: morenocoaching@hotmail.com

Redes Sociais